Justificativa

 A relevância do História Através da Música consiste na metodologia aplicada, ou seja: a articulação da história com a música, com a teatralização de textos históricos, literários e dramatúrgicos, trabalhada de forma interativa e lúdica, estimulando e facilitando o público na construção do conhecimento sobre o Brasil, nos seus mais variados aspectos.

A proposta que aqui apresentamos pode ser traduzida em uma ação educativa – cultural relacionada à História Nacional, dirigida ao público jovem e adulto, e que tem na execução da aula-espetáculo musical sua principal ferramenta pedagógica.

Sendo o Samba um dos principais representantes do patrimônio brasileiro, o grupo prioriza esse gênero musical por perceber que seus ritmos e suas letras trazem um pouco do cotidiano dos brasileiros evidenciando também a forma com que interpretamos nossa realidade política, social e econômica.

Outra razão para a escolha do Samba como gênero musical trabalhado nas apresentações, relaciona-se com a preocupação de difundir uma das maiores expressões culturais brasileiras.

Dessa forma, compositores como Noel Rosa, Silas de Oliveira, Aldir Blanc, Chico Buarque e Nei Lopes, entre outros, são apresentados por meio de suas obras, às vezes críticas, outras humorísticas, mas sempre passíveis de interpretações históricas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s